Uma seleção de artigos e notícias para esclarecer todas as dúvidas referentes à administração de condomínios e imóveis, que vai elevar a informação ao seu nível.

17.out.2021

Vantagens e economia na modernização de elevadores

1) COMANDOS ELETRÔNICOS – VANTAGENS DO V3F:

Modernizar o seu elevador é uma inteligente alternativa, especialmente com a utilização de comandos eletrônicos micro-processados ao invés de sistemas antigos a base de relés, o que traz muitas vantagens:

  • Menor índice de falhas, ou seja, menos transtornos com a paralisação dos equipamentos;
  • Melhoria do tráfego, ou seja, redução do tempo de espera nos casos onde são possíveis outras estratégias de atendimento;
  • Embelezamento com substituição de botoeiras e instalação de indicadores digitais   Valorizando o ambiente e conseqüentemente o patrimônio;
  • Maior segurança;
  • Novas funções ficam disponíveis, tais como cancelamento de chamadas falsas, avisos quando alguém “segura” o elevador por tempo excessivo e outras;
  • O prazo de entrega da modernização é bem menor que a substituição por um equipamento novo, causando muito menos transtorno ao condomínio e principalmente mantendo as  máquinas antigas que são mais robustas que as atuais.

 

2 ) ECONOMIA:

Um condomínio residencial tem em média 50% dos seus gastos com mão de obra (salários e encargos) sendo que outros itens têm grande peso.

A manutenção de elevadores consome cerca de 7% dos recursos e a sua energia elétrica cerca de 6% do custo do condomínio (lembrando que a conta de luz de cada apartamento é a parte.)

Modernizando os elevadores podemos reduzir estes dois últimos itens:

•Custo de manutenção.

•Energia Elétrica.

Quando aplicados sistemas inteligentes de atendimento, (Duplex ou multi-carros) os mesmos providenciam que apenas o elevador mais próximo atenda ao chamado, evitando assim o desgaste do equipamento (menos “kilômetros rodados”),  mesmo que o usuário efetue a chamada de mais de um elevador.

Na média cerca de 25% a 35% das viagens são desnecessárias uma vez que os dois elevadores vão para o mesmo pavimento mas só um deles é utilizado. Portanto, podemos estimar uma média de economia de energia cerca de 15% em cada elevador. Dependendo das características do edifício e do número de pavimentos (quanto mais paradas maior será a economia com o novo sistema).

 

3 – ELEVADORES MODERNIZADOS COM QUADRO DE COMANDO VVVF:

Modernizando com a aplicação deste tipo de Quadro de Comando podemos utilizar um sistema de Controle de Velocidade por Variação de Freqüência para controlar o motor do elevador. Um inversor de freqüência controla a velocidade e proporciona conforto nas viagens, com partidas e paradas suaves e nivelamento preciso (parada sem degrau). Além destas perceptíveis vantagens para o usuário, podemos destacar outras:

a) Economia de Energia Elétrica:

  • Operando com alto fator de potência, próximo de 1, proporciona uma redução de cerca de 40% no consumo de energia elétrica.

 

b) Redução das despesas com reposição de peças – Custo de Manutenção:

  • PARTE MECÂNICA: Menor desgaste de todas as partes móveis (cabos, polias, redutor) uma vez que com partidas e paradas suaves o equipamento é poupado, especialmente as lonas de freio, implicando em um substancial aumento na vida útil da máquina de tração.
  • PARTE ELÉTRICA: O maior responsável pelo desgaste do motor é o seu aquecimento o que acelera o seu envelhecimento e o ressecamento dos materiais isolantes. Com o sistema VVVF o aquecimento é muito menor, pois a corrente de partida do motor é bem mais baixa (cerca de 1,5 vezes a nominal) contra cerca de 10 vezes a nominal em sistemas convencionais.

 

c) Menor ruído da máquina