Uma seleção de artigos e notícias para esclarecer todas as dúvidas referentes à administração de condomínios e imóveis, que vai elevar a informação ao seu nível.

08.fev.2024

Caixa de Corrida – Você Conhece?

Normalmente, quando pensamos em elevador, só pensamos na cabina que é a parte que a gente entra e vê. Porém, o equipamento como um todo é muito maior.

A CAIXA DE CORRIDA é a parte que a gente não costuma ver, mas é fundamental para o funcionamento do elevador. Ela é o espaço físico formado por paredes verticais, fundo do poço de elevador e teto e por onde se movimentam a cabina e o contrapeso. O acesso a essa área é restrito aos técnicos de manutenção e é realizado normalmente pelas portas de pavimento.

E como o conjunto todo funciona? A cabina e contrapeso deslizam pelas guias de aço que são fixadas em suportes de aço ao longo da caixa. Então, basicamente, a caixa de corrida é por onde o elevador se movimenta.

Problemas podem acontecer nessa parte do elevador, veja algumas:
1) Restos da construção que costumam ficar no poço e que podem colidir com o equipamento;
2) O acabamento das paredes precisa ser liso para que os cabos de comando e outros componentes não sofram com desgastes;
3) o espaço precisa ser adequado para que os cabos de comando não fiquem roçando na parede da caixa de corrida e deixando assim o equipamento sujeito a paradas repentinas;
4) finalmente, a caixa de corrida precisa ser totalmente iluminada, de forma permanente, tanto acima, como abaixo da cabina, mesmo estando com as portas de pavimento fechadas. Isso é muito importante para garantir a segurança do técnico que realiza a manutenção do equipamento.

 

Canais de atendimento e suporte:

21 2501-0742
21 97195-0635 (WhatsApp)
tbrio@tbrioelevadores.com.br